Pular para o conteúdo
Sobre a Professora Patricia A.R. Quel

Sobre a Professora Patricia A. R. Quel

Patrícia Antonia Rodrigues Quel é uma profissional dedicada à transformação do conhecimento em experiências significativas. Com mais de 30 anos de atuação nos setores educacional e empresarial, construiu uma trajetória sólida como professora universitária, pedagoga, especialista em Língua Portuguesa e mestre em Comunicação e Letras. Atuou em instituições públicas e privadas, desenvolvendo projetos educacionais, conteúdos para cursos em EAD e programas de capacitação docente. Tem ampla experiência na estruturação de cursos, formação de professores e tutores, além de produção técnica e acadêmica voltada à melhoria da qualidade no ensino superior. Sua atuação é marcada pelo foco nas relações entre o Pensamento Complexo e os processos de ensino-aprendizagem. Acredita na educação como ferramenta de transformação e mantém seu compromisso com práticas que promovem autonomia, criticidade e excelência na formação de indivíduos e instituições

Formação Acadêmica

Formação Acadêmica

• Graduanda em Psicologia – Universidade de São Caetano do Sul (Início em 2022). • Graduação em Pedagogia – Universidade Cruzeiro do Sul (2014–2016). • Formação Complementar em EAD – Universidade Nove de Julho (2007). • Mestrado em Comunicação e Letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001–2003). Tema: A Complexidade do Ato de Ler. • Especialização em Língua Portuguesa – PUC-SP (1996–1998) Tema: Uma abordagem crítica da Leitura no Ensino Fundamental. • Licenciatura em Letras (Português/Francês) – Universidade São Judas Tadeu (1991–1995). • Graduação em Letras (Português/Francês) – Universidade São Judas Tadeu (1991–1995).

Produção recente

• Artigo: “Qualidade de vida e desempenho no ensino superior na perspectiva dos alunos” – REPAE (2016) • Projetos Técnicos: o Projeto E+: Qualificação Executiva para IES (2017) o Capacitação de Professores e Tutores para EAD (2017) o Orientações para produção de artigos científicos e metodologia acadêmica (2016) • Apresentação: “Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra” (2002)

Experiência profissional

Universidade de São Caetano do Sul - USCS (2021 - até o presente): Professora das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura• Universidade de São Caetano do Sul - USCS (2023 - 2024): Vice-diretora Pedagógica• Neovitta Educacional Ltda (2007–2019): Sócia-Diretora e VP de Educação Complementar Atuação em produção de conteúdo para cursos de formação em EAD• Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2001–2008): Professora de Ensino Superior Disciplinas nas áreas de Comunicação, Didática, Legislação Educacional e Produção Textual. • Rede Pública Estadual de SP (1995–2001): Professora concursada de Língua Portuguesa e Literatura • Rede Privada de Ensino Fundamental (1991–1995): Professora de séries iniciais

Projetos e pesquisas

• Pesquisadora nas áreas de Educação Básica e Superior
• Ênfase em Pensamento Complexo e processos de ensino-aprendizagem
• Consultora em estruturação de cursos e disciplinas para Educação a Distância
• Gameficação no Ensino Médio - Uso do RPG como base estruturante na nova educação

Atuação acadêmica

• Docente universitária em cursos de Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia, Computação e Licenciaturas • Participação e organização de eventos como: o “Repensando a Docência no Ensino Superior” (2016 e 2017) o “Clube de Leitura e Interpretação de Textos” (2017) o “Fórum de Pais e Consultores” (2017)

Presença digital

Site: lfqtrend.com.br • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1642916026761290

error: Content is protected !!